Prevalência de hipertensão arterial na criança

A Organização Mundial de Saúde considera a hipertensão um problema de saúde pública, uma vez que o número de casos não para de crescer. Nos Estados Unidos chega a 5% da população pediátrica. A doença age silenciosamente. Sem muitos sintomas, afeta crianças de todas as idades e condições sociais. A prevenção da doença cardiovascular no adulto se inicia na infância.

Young doctor is measure blood pressure on a teddy bear.

A pressão arterial elevada raramente causa sintomas em crianças, adolescentes e adultos. Por isso, a pressão arterial deve ser aferida com regularidade nas consultas médicas de rotina.Uma medida isolada com valores alterados não é suficiente para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial. Crianças e adolescentes só podem ser considerados hipertensos depois de três medições consecutivas. A confirmação se faz através da realização do exame MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

  • Dor de cabeça e zumbido no ouvido
  • Falta de ar e visão embaçada
  • Sangramento nasal
  • Cansaço
  • Complicações cardiovasculares ou neurológicas
Verificação da pressão arterial a cada consulta
Monitorização de Pressão Arterial Ambulatorial
Evitar sedentarismo
Uso regular da medicação
Dieta saudável e exercícios físicos

Causas de hipertensão arterial na criança e adolescentes

Na Clínica Nefrokids grande parte de crianças jovens hipertensas são portadoras de um histórico de infecção urinária febril recorrente nos primeiros anos de vida com cicatrizes nos rins. Em crianças maiores e adolescentes o número de crianças hipertensas tem aumentado devido ao sobrepeso, obesidade, sedentarismo e hereditariedade. Confirmamos o diagnóstico e modulamos o tratamento através da M.A.P.A. (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

Principais causas

Doenças renais

Doenças cardíacas

Uso de drogas, anabolizantes, anticoncepcionais

Hereditariedade

Investigations

Cicatrizes renais, glomerulopatias, doenças císticas etc

Doenças endocrinológicas

Obesidade  e sedentarismo

Prematuridade

Informações relevantes

A análise dos níveis da pressão arterial na infância, baseia-se em critérios estatísticos, usando como referência tabelas com os valores normais da pressão arterial sistólica e diastólica em crianças e adolescentes da mesma idade, sexo e percentil de estatura. Os aparelhos usados para medir a pressão nos adultos não servem para o exame das crianças. Existem modelos específicos para uso em pediatria.
M.A.P.A. é um exame não invasivo, avalia a pressão arterial durante um período de 24hs, através de um aparelho leve e portátil preso à cintura e ligado a um manguito no braço. Em crianças, a qualidade do exame depende da instalação com manguitos adequados para cada tamanho, utilizando-se valores de referência próprios para pediatria (configuração do programa com tabela por sexo, idade e estatura).
O diagnóstico precoce e a introdução imediata do tratamento para controlar a hipertensão arterial na infância e adolescência são fundamentais para prevenir complicações da doença no futuro. A escolha do esquema terapêutico está diretamente ligada à identificação das causas do problema.
Crianças que apresentem histórico familiar de hipertensão arterial e síndrome metabólica devem desde cedo iniciar mudanças de hábitos de vida com dieta saudável, evitando o excesso de sal, e atividades físicas regulares.