Bexiga Neurogênica

Bexiga neurogênica é um termo usado para definir alterações funcionais de bexiga e esfíncter em crianças que apresentem qualquer alteração neurológica como mielomeningocele, paralisia cerebral, tumor medular, doenças degenerativas e outras.

É a causa mais comum de alterações funcionais de bexiga (armazenamento e esvaziamento) e intestino. A avaliação de trato urinário deve ser realizada logo após correção cirúrgica. A saúde dos rins depende de um tratamento precoce. Seguimos o protocolo de investigação e tratamento da International Children’s Continence Society,  com exames periódicos para modulação do tratamento durante a infância.

  • Ultrassonografia renal
  • Avaliação de resíduo pós miccional
  • Estudo urodinâmico
  • Cintilografia renal DMSA
  • Uretrocistografia miccional

Objetivos do tratamento

Inicialmente é preciso proteger os rins combatendo a obstrução funcional – causa de infecções urinárias recorrentes, refluxo vésicoureteral, cicatrizes renais e perda de função renal. Em seguida, promover continência urinária e fecal em idade escolar.

Tratamentos disponíveis

Cateterismo intermitente

Anticolinérgicos 

Profilaxia antibiótica

Dieta e laxantes

Toxina botulinica

Intervenções cirúrgicas

Acompanhamento

Inicial em 3 meses

depois a cada 6 meses

nos primeiros anos de vida

Informações relevantes

Crianças com mielomeningocele recebem tratamento neurocirúrgico imediato mas em geral ainda recebem tratamento uro-nefrológico tardio, que deveria iniciar logo após cirurgia.
As crianças com mielomeningocele nascem com rins normais, mas 60% dos casos de deterioração renal ocorre nos primeiros 3 anos de vida, na ausência de tratamento precoce.
A classificationdas alterações funcionais da bexiga é baseada no estudo urodinâmico para definer o melhor tratamento. A severidade do comprometimento também depende da presence de hidronefrose, refluxo e lesões renais.
Proteger os rins e tornar as crianças continentes são os objetivos de um tratamento planejado a longo prazo.