Prevenção

As crianças têm risco de desenvolver lesão renal desde o período gestacional. Daí a importância de medidas preventivas que envolvem obstetras, pediatras, intensivistas, urologistas, nefropediatras e familiares. Medidas de rotina simples como uma anamnese completa com histórico familiar, hábitos miccionais e intestinais, alimentação, prática de exercícios, uso de medicamentos sem prescrição médica. Aferição da pressão arterial a cada consulta e exame de urina podem auxiliar na detecção precoce de fatores de risco.

Causas de doença renal crônica na infância

A doença renal crônica evolui de forma silenciosa e a causa mais comum são os problemas urológicos.  Uma dilatação do sistema urinário muitas vezes já ocorre na ecografia pré-natal ou infecções urinárias recorrentes podem ser o sinal de alerta nos primeiros meses de vida. Nestes casos a lesão renal pode ser prevenida na maioria das dos casos.

  • malformações das vias urinárias
  • refluxo de urina para o rim
  • pielonefrite crônica por infecções recorrentes
  • bexigas neurogênicas (mielomeningocele, paralisia cerebral, tumores e outras doenças neurológicas).

Todo ano a Nefrokids participa das campanhas do Dia Mundial do Rim

Prevenção de doença renal

Os fatores de risco para doença renal no adulto começam na infância. Todo ano no dia mundial do rim o objetivo é alertar sobre estes fatores. 30% das crianças obesas apresentam sindrome metabólica.A hipertensão arterial na infância ocorre em torno de 9% e aumenta para 23% com sobrepeso e 34% em crianças obesas.

Fatores de risco para doença renal

Obesidade

Dislipidemia

Síndrome metabólica

Pielonefrite crônica

Uropatias obstrutivas por malformações congênitas

Hipertensão arterial

Diabetes

Aterosclerose

Infecção urinária febril recorrente

Uropatias obstrutivas funcionais neurogênicas e não neurogênicas

Informações relevantes

Doenças congênitas e hereditárias não podem ser evitadas, no entanto, o diagnóstico precoce permite que se tomem medidas apropriadas para retardar a progressão e principalmente para manter as crianças em condições clinicas satisfatórias. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada
Em nosso país não temos estudos sobre a fase inicial da doença renal crônica, sabemos que a prevalência de crianças em diálise e transplante, pode chegar a 80 casos por milhão de população pediátrica. Neste estágio a doença renal crônica traz sérias consequências para o crescimento e desenvolvimento, o tratamento é complexo e de alto custo.
Quase 50% das crianças que entram em programa de diálise e transplante renal poderiam se beneficiar de um diagnóstico e tratamento mais precoce para evitar a instalação ou a progressão da lesão renal.
Na Clínica Nefrokids nosso lema é a prevenção. Inúmeras ações por parte de profissionais de saúde, educadores e familiares vão fazer diferença quando se trata de prevenção.